
Inteligência Artificial e o Futuro da Cognição Humana: Evolução ou Declínio?
Analisando o Impacto da IA nas Capacidades Cognitivas: Desafios, Oportunidades e Perspectivas
A Educação em Engenharia na atualidade tem passado por várias abordagens de Aprendizagem, na maioria das universidades, principalmente na Europa, Ásia e Estados Unidos.
As escolas perceberam que a formação de um engenheiro, com competências e principalmente criatividade, atualmente está muito defasada das necessidades do mercado de trabalho e praticamente sem utilização da tecnologia, numa forma passiva de aprendizagem.
As transformações na Educação em Engenharia são necessárias, principalmente, para colocar o estudante num mundo de trabalho com tecnologias de prática e contatos com o “chão de fábrica”. Para tanto, é necessário que a Educação em Engenharia passe para uma forma de aprendizagem ativa e criativa.
O Project Based Learning (PBL) é uma dessas metodologias adotadas (metodologia ativa), uma vez que o aluno deve desde o seu ingresso num determinado curso de Engenharia na universidade trabalhar em grupos colaborativos, cooperativos com a finalidade de desenvolver um determinado projeto que poderá ser fornecido para toda a classe (pelo professor) ou um projeto determinado por cada grupo de trabalho. Existem várias abordagens ativas em várias universidades, mas o PBL na Educação em Engenharia é um dos mais utilizados pois foi implantado em 1974 na Universidade de Aalborg, na Dinamarca.
A fim de encontrar temas relacionados com os projetos, como ponto de partida da montagem e desenvolvimento do projeto, os alunos têm que pesquisar vários assuntos relacionados com o projeto para a discussão em grupos.
Aqui entra o papel da ferramenta de busca, o ChatGPT. Compete ao professor fornecer os fundamentos básicos de funcionamento da busca e dos dados obtidos e dos objetivos da utilização dessa ferramenta.
É importante que os alunos entendam que o ChatGPT tem limite de informações (2021) e que ele não resolve o projeto, apenas fornece dados para que as suas indicações sejam utilizadas para análises críticas discutidas pelos alunos.
Essa é uma forma de aprendizagem que está sendo utilizada nas universidades, que possuem cursos de Engenharia, e que desejam colocar seus alunos numa vertente nova de Educação integrada com a IA.
Analisando o Impacto da IA nas Capacidades Cognitivas: Desafios, Oportunidades e Perspectivas
Como superar os desafios na adoção de Inteligência Artificial e alinhar soluções tecnológicas de ponta aos resultados organizacionais
Ana Paula Almeida, Andreza Garcia Lopes, Maria Clara Martins Rocha e Maria Regina Lins
A I2AI tem o prazer de convidar seus associados para um encontro exclusivo com o notável Leonardo Santos, fundador e CEO da Semantix, uma das principais empresas brasileiras de Big