
Inteligência Artificial e o Futuro da Cognição Humana: Evolução ou Declínio?
Analisando o Impacto da IA nas Capacidades Cognitivas: Desafios, Oportunidades e Perspectivas
Imagine acordar numa manhã de segunda-feira, com seu despertador tocando as 6:45, horário calculado para te dar mais 15 minutos na cama, sugerido pela análise da qualidade de seu sono realizada pelo seu telefone. Ao se levantar, sua assistente virtual acende a luz de seu banheiro e começa a tocar sua playlist matinal para acompanhar o seu banho.
Saindo do banho, a assistente virtual fala sua agenda do dia, e sugere três opções de roupas de seu armário que ajudaria a impressionar nas reuniões agendada para o seu longo dia!
Ao terminar de se vestir, você escuta sua máquina de café ligar e iniciar o preparo, junto com o som da torradeira em sua cozinha. Abre a geladeira, pega o ultimo iogurte que havia e coloca em sua bolsa, no mesmo instante recebe uma mensagem em seu celular para aprovar o pedido de reposição dos iogurtes, feito pela geladeira no seu supermercado online.
Certo, o cenário acima não reflete bem a sua manhã atual, mas posso lhe dizer que não está longe de se concretizar, já que as tecnologias citadas não só já existem, como poderiam funcionar com até mais personalizações do que as descritas.
Talvez você não tenha reparado como a Inteligencia Artificial já mudou alguns de nossos comportamentos, expectativas e relacionamentos, e a transição foi tão natural que muitas vezes nem lembramos como era antes. Por exemplo, houve uma época em que eu perdia bastante tempo baixando músicas e montando playlists, coisa que hoje não faz mais sentido, já que o algoritmo do Spotify e sua aprendizagem combina meu gosto eclético e as novidades da música perfeitamente para me oferecer playlists muito melhores do que eu poderia fazer. Ou a facilidade que o Google Translator oferece em traduzir tudo, inclusive idiomas como hebraico, japonês e outros alfabetos diferentes, com a
funcionalidade de reconhecimento de imagem.
Assim como, as lojas online que utilizam inteligência artificial, tornam-se os melhores vendedores que já interagi, pois eles realmente acabam conhecendo meu estilo, e suas sugestões, ofertas e onipresença, são assertivos e persuasivos. Foi mais de uma vez que me surpreendi com anúncios nas minhas redes sociais de produtos que eu realmente precisava naquele momento, muitas vezes, sem mesmo eu saber da existência do produto.
As possibilidades previstas pelo avanço da inteligência artificial impressiona. Nos Estados Unidos acredita-se que em 2020, 85% dos consumidores irão realizar suas interações com as marcar sem falar com nenhum ser humano. Avanços da robótica, computação cognitiva e aprendizagem de máquina já desenham um futuro de carros autônomos, casas integradas, cidades inteligentes e muita eficiência, customização e melhores serviços. Tudo isso me desafia a aprender e usar minha criatividade para explorar o melhor desta tecnologia.
Sócia-fundadora da I2AI – International Association of Artificial Intelligence, hoje atuo como Head de estratégia e marketing do grupo. Acumulo mais de 24 anos de experiência profissional, tendo trabalhado em diversos setores econômicos como varejo, financeiro, industrial e serviços. Sempre com foco no cliente e olhar empreendedor, convergindo minhas habilidades humanas e comunicativas, com as de lógica e analítica para buscar resultados de sucesso.
Já liderei muitas equipes multi-diciplinares e tenho a habilidade de potencializar os talentos para a construção coletiva. Reuno experiência em processos, planejamento estratégico, inteligência de mercado, marketing estratégico, produtos e canais de venda e compras e negociação, o que me permite olhar o negócio como um todo e encontrar as melhores soluções que beneficie a cadeia.
Analisando o Impacto da IA nas Capacidades Cognitivas: Desafios, Oportunidades e Perspectivas
Como superar os desafios na adoção de Inteligência Artificial e alinhar soluções tecnológicas de ponta aos resultados organizacionais
Ana Paula Almeida, Andreza Garcia Lopes, Maria Clara Martins Rocha e Maria Regina Lins
A I2AI tem o prazer de convidar seus associados para um encontro exclusivo com o notável Leonardo Santos, fundador e CEO da Semantix, uma das principais empresas brasileiras de Big