
Inteligência Artificial e o Futuro da Cognição Humana: Evolução ou Declínio?
Analisando o Impacto da IA nas Capacidades Cognitivas: Desafios, Oportunidades e Perspectivas
O avanço das tecnologias de IA em segmentos empresariais tradicionais como varejo, indústria, saúde, mídia, entre outros, é algo consolidado e em crescente evolução na última década. Agora, como uma tendência emergente, o setor de impacto social se apresenta como um dos principais beneficiados pelas diversas possibilidades viabilizadas pela IA na atualidade.
A amplitude e relevância do setor de impacto convergem para a aplicação de recursos de IA, como aprendizagem de máquina, bots e processamento de linguagem natural. São iniciativas como AI For Goods (https://aiforgood.itu.int/), uma plataforma das Nações Unidas, onde pesquisadores e inovadores de inteligência artificial buscam propor soluções para proprietários de problemas que podem ser atendidos pela tecnologias de IA e que contemplem os ODS- Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Outra iniciativa nesta linha é a AI 4 Good ( https://ai4good.org), que foi criada em 2015 por uma equipe de pesquisadores e especialistas de aprendizado de máquina e ciências sociais, nos Estados Unidos e na Europa. A organização está sediada em Berkeley, Califórnia e conta com uma rede internacional de membros e parceiros da equipe principal e voluntários em todo o mundo que apoiam iniciativas desenvolvidas para organizações de impacto, governos e outros atores sociais.
A América Latina com seus grandes desafios contemporâneos em áreas como desemprego, saúde, educação, combate á corrupção e meio ambiente, vem sendo um campo fértil para uma série de iniciativas utilizando a IA para impacto social. O trabalho desenvolvido pela C- Minds (https://cminds.co/) , uma organização liderada por mulheres trabalha na interseção entre novas tecnologias sociedade e meio ambiente é um exemplo deste tipo movimento no continente.
São projetos que endereçam soluções que usam IA e outras tecnologias para impacto, como a UNIMA (https://unimadx.com/) do México, no acesso à saúde, que projeta diagnósticos rápidos, com menos custo possível e fora do laboratório para pessoas em situação de pobreza em vários lugares do mundo. Ou a equatoriana Speak Liz (https://www.talovstudio.com/) uma ferramenta de IA para a comunidade de pessoas surdas em todo o mundo.
No Brasil o Portal Telemedicina (https://portaltelemedicina.com.br/) com presença em mais de 300 cidades, é um exemplo de empresa , segmentada no setor B2B, que vem utilizando a IA para gerar impacto social relevante na área da saúde por meio de soluções que viabilizam a integração entre médicos especialistas a hospitais e clínicas em todo o País.
O Brasil tem mais de 490 mil Organizações sem fins lucrativos e mais de 4 mil negócios de impacto social. Em geral, os empreendedores destas iniciativas entendem das causas sociais, mas possuem muitas dúvidas de como gerir estas organizações de forma profissional, transparente e que gere um impacto social relevante. 58% empreendedores de negócios sociais citam itens relacionados à gestão como um de seus principais desafios. (fonte: Pesquisa Pipe Social, 2019).
Diante deste cenário, nós do Instituto Ekloos (https://www.ekloos.org/), a primeira aceleradora social do Brasil, criado em 2007, lançamos em março deste ano a Versão Beta da GUIA ( https://www.guiasocial.org/,) uma plataforma aberta e gratuita que possibilita que pessoas que queiram empreender na área social possam fazer consultas como criar ou gerir melhor iniciativas de impacto social. Assim, será possível exponencializar o número de pessoas que possam ter acesso a conhecimento na área social, de forma compartilhada e gratuita. O nome Guia foi escolhido pois a ideia do projeto é guiar as pessoas pelo universo do empreendedorismo de impacto .
Segundo a Mckinsey, em artigo publicado em 2020, a Inteligência Artificial está posicionada para provocar a disrupção do nosso mundo. E por que não utilizar esta tecnologia disruptiva para gerar impacto social positivo?
Coordenador de Iniciativas de Impacto do Instituto Ekloos
Investidor Anjo da Rede Anjos do Brasil
Mestre em Administração pela FGV/RJ
Master em Governança Corporativa e Conselheiro de Inovação pela Gonew.co
Analisando o Impacto da IA nas Capacidades Cognitivas: Desafios, Oportunidades e Perspectivas
Como superar os desafios na adoção de Inteligência Artificial e alinhar soluções tecnológicas de ponta aos resultados organizacionais
Ana Paula Almeida, Andreza Garcia Lopes, Maria Clara Martins Rocha e Maria Regina Lins
A I2AI tem o prazer de convidar seus associados para um encontro exclusivo com o notável Leonardo Santos, fundador e CEO da Semantix, uma das principais empresas brasileiras de Big