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Publicado em 12 de Agosto de 2020

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Os potenciais impactos positivos da inteligência artificial no setor varejista

IA não é mais apenas uma maneira de ficar à frente dos concorrentes - ela se tornou uma parte essencial para permanecer relevante no setor e manter a inovação.

Rob Saker em seu blog TotalRetail menciona que a Inteligência Artificial (IA), está sendo usada como um fator diferenciador entre varejistas menores, como forma de avançar e capturar participação de mercado. A lacuna entre adotantes e não adotantes continuará a crescer, o que significa que a IA não é mais apenas uma maneira de ficar à frente dos concorrentes - ela se tornou uma parte essencial para permanecer relevante no setor e manter a inovação.

O interesse pela aplicação de inteligência artificial no setor de varejo tem sido muito significativo, observa-se pelo Google Trends claramente esta tendência entre o período de 2016 a 2020.



Blake Morgan em artigo publicado na Forbes define que a experiência básica de varejo não mudou muito ao longo dos anos: entre em uma loja, procure o produto certo e faça uma compra. A inteligência artificial tem o potencial de transformar completamente a experiência tradicional de varejo e levá-la ao próximo nível com personalização, automação e maior eficiência.

A potencialidade da tecnologia poder ser percebida pelos investimentos do setor em inteligência artificial, A Accenture relata que o investimento em colaboração de IA e experiência do usuário pode aumentar as receitas das lojas de varejo em 38% até 2022. Além disso, 72% das lojas de varejo disseram que a tecnologia inteligente será fundamental para a diferenciação de mercado de suas organizações. E prevê-se que a IA acrescentará 16 trilhões de dólares ao PIB mundial até 2030.

A comprovação da efetividade na adoção de inteligência artificial no setor de varejo físico é mais evidente quando se observa grandes players do mercado utilizando-a como um diferencial competitivo, por exemplo a Amazon inaugurou na cidade de Seatle, seu primeiro supermercado completo, o Amazon Go Grocery, O estabelecimento possui câmeras espalhadas com tecnologia de visão computacional para que você pegue o que precisa e vá embora sem passar por nenhuma fila: tudo é cobrado automaticamente na sua conta da Amazon. (WINTERMEIER, 2020)



Figura 1 - A entrada de uma loja Amazon Go (Foto: André Fogaça/Tecnoblog)

Figura 1 - A entrada de uma loja Amazon Go (Foto: André Fogaça/Tecnoblog)

O aplicativo de realidade aumentada da IKEA 'Place' permite que os clientes visualizem como os móveis da IKEA se encaixam em seus espaços domésticos. A IKEA possui mais de 817 milhões de clientes por ano e é uma das "empresas mais amadas em todo o mundo", a experiência do usuário é potencializada, ainda mais quando pensamos no período da pandemia, onde a visita a uma loja física está parcialmente comprometida.



No cenário do varejo digital as aplicações estão ainda mais potencializadas, podemos citar o caso do Pinterest que introduziu recentemente uma extensão chrome atualizada que permite aos usuários pesquisar qualquer produto on-line por meio de uma imagem, na prática o isso significa uma amplificação na interatividade do cliente ao se deparar com uma foto de um homem usando um chapéu de cowboy e calça jeans e pensar em “jeans legais!”, Agora poderá passar o mouse sobre os jeans e a tecnologia de “pesquisa visual” do Pinterest permitirá que você navegue em produtos similares pelo mesma loja de varejo.



Outra solução extremamente desruptiva é o caso do IFOOD, que no auge do seu crescimento exponencial investiu U$ 20 milhões em pesquisa e implantação de aprendizado de máquina, aprendizado profundo, eficiência logística e outras relacionadas ao ecossistema da empresa, desta forma O aplicativo iFood recomenda restaurantes e pratos de acordo com o gosto do usuário por meio de modelos processados ​​no AWS. A empresa consegue controlar o que será mostrado no aplicativo, estratégias e promoções graças a esses algoritmos e como resultado A iFood vem obtendo ganhos significativos de produtividade e melhorias nos níveis de serviço. Na área de logística, a distância percorrida pelo entregador foi reduzida em 12% graças à otimização das rotas. O mesmo aconteceu com o tempo de inatividade desses profissionais, que foi reduzido em 50%, isso impactou de forma positiva no SLA de entrega que saltou de 80% para 95%.



As soluções de inteligência artificial não são de forma alguma uma panacéia universal, no entanto o questionamento atual não se restringe ao escopo de adoção ou não da tecnologia, mas o porquê não adotar, haja vista resultados tão expressivos no setor. As estimativas são de que 80% da economia virá da melhoria da IA ​​em gestão da cadeia de abastecimento e devoluções com também da retenção pois o cliente não possui uma fidelização enraizada na marca, mas sim na experiência de compra, buscando empresas que conheçam suas preferências e que façam recomendações de produtos que reflitam suas expectativas. Desta forma o atual desafio é inovar ou correr o risco de perder para concorrentes mais experientes e tecnologicamente avançados.


SAKER, Rob. The Impact of Artificial Intelligence in Retail. Disponível em <https://www.mytotalretail.com/article/the-impact-of-artificial-intelligence-in-retail/>. Acesso em 06/08/2020.


KOROLOV, Maria. IA no varejo: sobrevivência dependerá de inteligência. Disponível em <https://cio.com.br/ia-no-varejo-sobrevivencia-dependera-de-inteligencia/>. Acesso em 07/08/2020.


WINTERMEIER, Nikole. 9 Innovative AI Use Cases in Retail. Disponível em: <https://blog.crobox.com/article/future-of-retail>. Acesso em 09/08/2020.


MORGAN, Blake. The 20 Best Examples Of Using Artificial Intelligence For Retail Experiences. Disponível em: < https://www.forbes.com/sites/blakemorgan/2019/03/04/the-20-best-examples-of-using-artificial-intelligence-for-retail-experiences/#76039cbb4466> Acesso em 05/08/2020.

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Sobre o Autor

Rogerio Bernardes Andrade
I'm too connected!

Professor universitário com mais de 12 anos de experiência, mestre em inovação tecnológica pela UFTM, cientista de dados, palestrante, secretário de administração com mais de 5 , anos de experiência.

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