.

Publicado em 1 de Setembro de 2021

Compartilhar:

GNA: PC inteligentes com acelerador de IA.

.

GNA: PC inteligentes com acelerador de IA.



O mercado vem apostando na capacidade integrada de processamento de IA no hardware. Existem VPU/GPU e TPU em formato de Pen Drive que permite o processamento de inferência em processadores antigos. Agora a tendencia será a inclusão de aceleradores nos processadores para atender a imensa demanda neste setor. Com isto, os novos equipamentos oferecem mais desempenho dedicado para o processamento de rede neurais.


Os processadores Intel® Core™ da 11ª Geração com o recurso GNA apresentam eficiência energética, pois foi projetado para processar e acelerar o processamento de IA liberando simultaneamente preciosos recursos de CPU.


O que é Intel GNA?


O Termo GNA é um acrônimo de Gaussian & Neural Accelerator Library atribuído ao co-processador para aceleração Neural integrados em alguns modelos de processadores para acelerar a execução de algoritmos de inferência. O GNA é muito similar ao co-processador matemático dos processadores 386 da década de 90. Ou seja, o seu acionamento funciona através de API da intel (biblioteca libgda). A sua implementação em modelos de deep learning pode acontecer durante um treinamento, importação de modelos de frameworks convencionais (tensor flow, torch e outros) ou utilizando o Intel Deep Learning SDK Inference Engine (Open VINO).


Equipamento com o Intel® GNA

Abaixo a lista de processador com suporte ao Intel® GNA:


Quando utilizando o GNA, o hardware aloca o modelo de inferência em memória para posteriormente executá-lo paralelamente ao processador (assim o liberando para as demais tarefas). Outro ponto importante é a sua eficiência energética, que permite sua presença mesmo em notebooks ultra finos. Alguns produtos sem processadores x86, como o Alexa Premium Far-Field Voice utilizam também a tecnologia GNA.


Então podemos entender um maior poder computacional na computação de borda (edge computer), pois com uma diferenciada. A eficiência energética, assim permitindo processar inferência sem comprometer a carga de trabalho da CPU. 


O código fonte da biblioteca libgda, pode ser obtido em https://github.com/intel/gna. Para entender sua implementação desde a compilação do módulo do kernel até a abstração da biblioteca, disponibilizo um artigo na categoria SDB (suporte database) da distribuição openSUSE Linux https://en.opensuse.org/SDB:Install_GNA_in_NUC_Beast_Canyon.


O hardware utilizado foi o Intel NUC 11 Extreme “Beast Canyon” que encontra-se em pré-venda nos EUA. Mas com as instruções do artigo, é possível compreender a tecnologia antes de atingir o mercado em massa. Em breve um tutorial em português no portal Viva O Linux.


Conclusão: O futuro chegou! O mercado de desktop, servidores e notebook disponibilizarão hardware com a capacidade de processar inferência sem comprometer o uso da CPU (assim evitando overhead). Com este recurso, a inteligência artificial utilizada com um eco sistema híbrido (computer edge e cloud), trará um maior benefício com um menor custo computacional.


2230 leituras 420 Curtidas

Sobre o Autor

Alessandro Faria

Alessandro Faria

CTIO OITI Tecnologia

Sócio cofundador da empresa OITI TECHNOLOGIES, Pesquisador cujo primeiro contato com tecnologia foi em 1983 com 11 anos de idade. Leva o Linux a sério, pesquisa e trabalhos com biometria e visão computacional desde 1998. Experiência com biometria facial desde 2003, redes neurais artificiais e neurotecnologia desde 2009. Inventor da tecnologia CERTIFACE, mais de 100 palestras ministradas, 14 artigos impressos publicados, mais de 8 milhões de acessos nos 120 artigos publicados, Docente da FIA, Membro oficial Mozillians, Membro oficial e Embaixador OpenSUSE Linux América Latina, Membro do Conselho OWASP SP, Contribuidor da biblioteca OpenCV e Global Oficial OneAPI Innovator Intel, Membro Notável I2AI, Fundador da iniciativa Global openSUSE Linux INNOVATOR e Mentor Cybersecuritygirls BR

Leia Também

O Efeito Baunilha

O Efeito Baunilha

O desafio do uso em larga escala de Inteligência Artificial Generativa

2230 leituras 420 Curtidas
Compartilhar:
Café com o Presidente
Próximo Evento
25 de Abril de 2024

Café com o Presidente

Uma conversa com o Presidente da I2AI - Onédio S. Seabra Júnior - para falarmos sobre os temas mais quentes de Transformação Digital e Inteligência Artificial, num bate-papo informal com