.

Publicado em 21 de Fevereiro de 2024

Compartilhar:

Como as empresas podem medir os resultados após a implementação da Inteligência artificial?

.

A integração de ferramentas de inteligência artificial (IA) nas práticas empresariais modernas não é apenas uma tendência, mas uma necessidade estratégica para melhorar a eficiência, reduzir custos e otimizar recursos. 


À medida que o cenário tecnológico evolui, torna-se imperativo para os gestores não só entender o potencial dessas ferramentas, mas também saber como medir seu impacto real nas operações diárias.


No coração dessa integração está o processo de mapeamento, uma fase preliminar que estabelece a fundação para avaliação posterior. 


O mapeamento de processos permite uma análise detalhada do funcionamento interno de uma empresa, identificando onde e como a IA pode ser implementada para maximizar os benefícios. Esse entendimento inicial é crucial, pois fornece uma linha de base contra a qual os progressos podem ser medidos.


Um aspecto fundamental da adoção de IA é a capacidade de quantificar seu impacto. Isso é feito através do estabelecimento de indicadores claros que refletem a eficiência antes e depois da implementação das ferramentas de IA. 


Por exemplo, a redução no número de horas necessárias para completar uma tarefa e a diminuição do número de funcionários envolvidos são indicativos tangíveis da otimização do processo. Esses indicadores não só demonstram a economia de recursos humanos, mas também podem levar a uma redução direta nos custos operacionais.


Além das economias diretas, a adoção de ferramentas de IA pode resultar em benefícios indiretos, como a redução do uso de matérias-primas em processos de manufatura. 


Essas economias indiretas, embora às vezes menos óbvias, são igualmente importantes para a sustentabilidade financeira e operacional de uma empresa. Portanto, os indicadores escolhidos devem refletir uma gama de benefícios, tanto tangíveis quanto intangíveis, para fornecer uma avaliação abrangente do impacto da IA.


A adoção de IA, portanto, exige uma abordagem holística que considere não apenas os benefícios imediatos, mas também os impactos a longo prazo. 


Os gestores devem se empenhar não só em escolher as ferramentas certas, mas também em estabelecer práticas de monitoramento contínuo para avaliar e ajustar as estratégias de IA conforme necessário. 


Essa abordagem dinâmica é fundamental para garantir que as empresas permaneçam ágeis e competitivas em um ambiente de negócios em constante mudança.

340 leituras 48 Curtidas

Sobre o Autor

Robson Clemente Da Silva

Consultor de marketing e comunicação e pesquisar de IA

Leia Também

O Efeito Baunilha

O Efeito Baunilha

O desafio do uso em larga escala de Inteligência Artificial Generativa

340 leituras 48 Curtidas
Compartilhar:
Café com o Presidente
Próximo Evento
23 de Maio de 2024

Café com o Presidente

Uma conversa com o Presidente da I2AI - Onédio S. Seabra Júnior - para falarmos sobre os temas mais quentes de Transformação Digital e Inteligência Artificial, num bate-papo informal com