.

Publicado em 3 de Outubro de 2023

Compartilhar:

A abordagem Project Based Learning (PBL) utilizando a ferramenta de IA ChatGPT para auxiliar na Educação de Engenharia

Prof. Dr. Luiz Carlos de Campos

A Educação em Engenharia na atualidade tem passado por várias abordagens de Aprendizagem, na maioria das universidades, principalmente na Europa, Ásia e Estados Unidos.


As escolas perceberam que a formação de um engenheiro, com competências e principalmente criatividade, atualmente está muito defasada das necessidades do mercado de trabalho e praticamente sem utilização da tecnologia, numa forma passiva de aprendizagem.


As transformações na Educação em Engenharia são necessárias, principalmente, para colocar o estudante num mundo de trabalho com tecnologias de prática e contatos com o “chão de fábrica”. Para tanto, é necessário que a Educação em Engenharia passe para uma forma de aprendizagem ativa e criativa.


O Project Based Learning (PBL) é uma dessas metodologias adotadas (metodologia ativa), uma vez que o aluno deve desde o seu ingresso num determinado curso de Engenharia na universidade trabalhar em grupos colaborativos, cooperativos com a finalidade de desenvolver um determinado projeto que poderá ser fornecido para toda a classe (pelo professor) ou um projeto determinado por cada grupo de trabalho. Existem várias abordagens ativas em várias universidades, mas o PBL na Educação em Engenharia é um dos mais utilizados pois foi implantado em 1974 na Universidade de Aalborg, na Dinamarca.


A fim de encontrar temas relacionados com os projetos, como ponto de partida da montagem e desenvolvimento do projeto, os alunos têm que pesquisar vários assuntos relacionados com o projeto para a discussão em grupos.

Aqui entra o papel da ferramenta de busca, o ChatGPT. Compete ao professor fornecer os fundamentos básicos de funcionamento da busca e dos dados obtidos e dos objetivos da utilização dessa ferramenta.



É importante que os alunos entendam que o ChatGPT tem limite de informações (2021) e que ele não resolve o projeto, apenas fornece dados para que as suas indicações sejam utilizadas para análises críticas discutidas pelos alunos.

Essa é uma forma de aprendizagem que está sendo utilizada nas universidades, que possuem cursos de Engenharia, e que desejam colocar seus alunos numa vertente nova de Educação integrada com a IA.


462 leituras 125 Curtidas

Sobre o Autor

Luiz Carlos Campos

Luiz Carlos Campos

Professor

Leia Também

O Efeito Baunilha

O Efeito Baunilha

O desafio do uso em larga escala de Inteligência Artificial Generativa

462 leituras 125 Curtidas
Compartilhar:
Café com o Presidente
Próximo Evento
23 de Maio de 2024

Café com o Presidente

Uma conversa com o Presidente da I2AI - Onédio S. Seabra Júnior - para falarmos sobre os temas mais quentes de Transformação Digital e Inteligência Artificial, num bate-papo informal com