.

Publicado em 6 de Agosto de 2021

Compartilhar:

5 principais conclusões sobre IA em diferentes contextos nacionais - discussão promovida pela I2AI em parceria com a MAIEI

Resumo do evento por Connor Wright , gerente de parcerias Montreal AI Ethics Institute.

5 principais conclusões sobre IA em diferentes contextos nacionais - discussão promovida pela I2AI em parceria com a MAIEI


Resumo do evento por Connor Wright , gerente de parcerias Montreal AI Ethics Institute.



Visão geral: o mundo pode se unir sob uma estrutura regulatória global de IA? As diferentes interpretações culturais de termos-chave são um obstáculo? Essas perguntas e outras formaram a base de nossos 5 principais resultados do encontro promovido com a I2AI e MAIEI. Com tanta variedade de nações presentes, isso mostra que, embora tenhamos pontos de vista diferentes sobre vários assuntos, isso não é uma coisa ruim de forma alguma.


Introdução


O mundo pode se unir sob uma estrutura regulatória global de IA? Os problemas com IA podem unir outras nações em uma causa comum? Essas perguntas formam a base das 5 principais conclusões de nosso encontro com a I2AI. Abrangendo tópicos como centralização e a importância de regulamentações de IA localizadas, nosso encontro mostrou como a governança de IA deve ser vista como um fenômeno dependente do contexto, começando com as relações de poder.


1- Existem relações de poder em jogo


Qualquer conversa sobre o decreto de regulamentações localizadas sobre IA, deve considerar o quão desigual é o local em questão em termos de tomada de decisão e poder econômico. Até que ponto os governos locais podem instanciar as leis locais depende muito dos recursos disponíveis para cada país. O modo como isso é conduzido é então afetado pelas relações de poder na arena internacional. Por exemplo, a atitude adotada em relação às leis de privacidade pode depender do relacionamento que uma nação tem com a China ou os EUA (duas visões opostas sobre privacidade).


2- A centralização pode ser um ponto discutível


Dada essa diversidade global, pode ser difícil para todos os países seguirem um sistema com diferenças de interpretação dentro dos próprios países. A Jamaica rejeitou os cartões de identificação digital no Caribe como inconstitucionais, mas Barbados ainda está tentando implementá-los. Além disso, a interpretação das leis de armazenamento de dados da empresa na Índia tem muito a ver com entendimentos culturais. Como resultado, a fragmentação da regulamentação de IA pode ser inevitável, mas isso é ruim?


3- A fragmentação não é inerentemente indesejável


Fragmentação não significa que você tenha peças incoerentes. A coexistência pacífica entre os fragmentos de regulação de IA pode ser moldada, principalmente por meio de um fio comum. Definir uma meta global que todos possam alcançar pode ajudar a direcionar todas as diferentes abordagens para o problema. Claro, haverá algumas inconsistências na abordagem, mas chegar ao mesmo ponto por caminhos diferentes é, sem dúvida, uma opção viável.


4- A importância dos regulamentos locais


Para chegar ao mesmo destino, as regulamentações locais e as interpretações dos problemas da IA ​​são muito importantes. Eles servirão para definir o que se entende por termos como 'justo' e 'representativo', bem como para provar a expressão mais precisa dos pontos de vista de um país sobre questões de IA. Se isso não existisse, os valores e preocupações de cada país se perderiam na legislação de grande escala concebida em outros lugares. Sem esforços localizados, outra pessoa acaba projetando sua IA para você. 


5- A linguagem que falamos e a linguagem que usamos


A importância dessas regulamentações é vista mais claramente em sua relação com a linguagem. Até mesmo ler a lei em um idioma (digamos, alemão) pode produzir uma interpretação completamente diferente da leitura em inglês. Abrangendo da América do Sul à Europa em nosso encontro, descobrimos que alguns participantes tinham interpretações diferentes da mesma legislação, dependendo do idioma usado. Os significados sutis e o contexto de cada palavra mudam em cada idioma, enfatizando ainda mais o papel vital da localização.


Não é apenas o idioma em que falamos sobre IA que importa, mas também como falamos sobre IA. Às vezes, o vernáculo da IA ​​tende a antropomorfizar a tecnologia dizendo “a IA decidiu” ou “a IA está pensando”. Além disso, essas formas de expressar IA colocam países como o Brasil (com quase nenhuma iniciativa em direção à IA) em risco do efeito da palavra da moda que a IA gera. Por exemplo, ler frases como “a IA determinou seu curso de ação” e pensar imediatamente nos exterminadores.


Entre as linhas


A tecnologia é uma excelente forma de demonstrar como diferentes países tratam seus cidadãos e como é difícil encontrar um fio condutor comum. A convergência global pode realmente nos ajudar a superar problemas como lacunas em conjuntos de dados. Com dados suficientes em todos os lugares certos, os pesquisadores não precisariam mais construir 'IA representativa' onde os dados estão mais disponíveis, mas sim selecionar os dados mais relevantes. No entanto, acredito que a fragmentação da regulamentação da IA ​​é garantida, e a importância dos esforços regulatórios locais é uma consequência essencial disso.




2492 leituras 326 Curtidas

Sobre o Autor

Leia Também

O Efeito Baunilha

O Efeito Baunilha

O desafio do uso em larga escala de Inteligência Artificial Generativa

2492 leituras 326 Curtidas
Compartilhar:
Café com o Presidente
Próximo Evento
25 de Abril de 2024

Café com o Presidente

Uma conversa com o Presidente da I2AI - Onédio S. Seabra Júnior - para falarmos sobre os temas mais quentes de Transformação Digital e Inteligência Artificial, num bate-papo informal com