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Publicado em 27 de Agosto de 2020

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Inteligência Artificial impactando na experiência de compra do cliente - Por Rodrigo Figueiredo

A tecnologia focada no consumidor ajuda empresas de diferentes áreas a entender e prever os hábitos de consumo e as expectativas do cliente

A inteligência artificial(IA) é um conjunto de tecnologias em desenvolvimento que promete grandes transformações para o varejo, online ou físico. A IA pode ser de extrema importância na melhora da experiência de consumo dos seus clientes (Customer Experience).


A tecnologia focada no consumidor ajuda empresas de diferentes áreas a entender e prever os hábitos de consumo e as expectativas do cliente.


A inovação tecnológica já tem mudado os nossos hábitos de vida. Um exemplo claro é a nossa dependência em relação aos smartphones, dificilmente encontramos pessoas sem celulares em mão conectados à internet*.


Com o aumento no uso de smartphones aumentou-se a quantidade de transações e de dados armazenados. Essa massiva quantidade de dados são chave para o bom uso da IA. Algoritimos de “Machine Learning” uma das tecnologias de IA, processam esses dados e aprendem os padrões contidos na distribuição deles, conseguindo produzir novas correlações sozinhas. Na prática a Inteligência Artificial trás diversas alterações em nossa experiência de compra.


Quem já foi impactado por propagandas na internet de alguma coisa que queria comprar, mas nunca tinha pesquisado sobre este produto? Sim, você e milhares de outras pessoas. isto é um exemplo do uso de Inteligência Artificial melhorando a experiência de compra no nosso dia a dia.


Não faz sentido oferecer cerveja para alguém que não bebe bebidas alcoólicas. É a partir dos dados que a máquina entende os hábitos de compra e começa a oferecer somente aquilo que a pessoa tem interesse em comprar.

Ok, já entendemos como isso funciona no com compras virtuais e e-commerces. Mas como isso funciona nas lojas físicas, onde eu entro na loja, pego o produto e

sigo direto pro caixa?


Uma maneira muito utilizada de coleta, armazenagem e processamento de dados são os sistemas de CRM - Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente. Nas estratégias de coleta de dados no mundo físico inclui-se os clubes de fidelidade, onde o varejo entrega vantagens como descontos, cashback,

pontos entre outros benefícios, e em troca, nós consumidores, nos identificamos para o varejo no checkout, geralmente usando o CPF.


Pronto, agora tudo funciona como no mundo online? O varejo sabe quem eu sou, o que eu gosto de comprar, e vai me oferecer somente produtos que eu tenho interesse? Nem sempre.


Ainda hoje são poucos os CRM’s ou ferramentas de fidelização que têm algoritimos mais sofisticados de inteligência artificial embarcados. A maioria trabalha com análises mais simples de dados, como a criações de clusters (grupos de pessoas) e oferecem os produtos conforme o perfil destes grupos. Com algoritmos e arquiteturas mais sofisticadas de IA é possível automatizar esse processo e personalizar a experiência de seus clientes ainda mais.


Não é bem melhor receber promoções personalizadas com produtos que realmente você quer comprar do que receber promoções genéricas que não vão te interessar? Então comece agradecer a IA que vem melhorando cada vez mais sua experiência de consumo.


*Fonte: https://www.pagbrasil.com/pt-br/insights/relatorio-digital-in-2019-brasil/


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Sobre o Autor

Rodrigo Figueiredo

LGPD | Omnichannel | Inovation | Startup | Big Data | Business | Projects | Mentoring | Consulting

Especialista nas áreas de Big Data, LGPD, Gestão de Privacidade, Inovação, Omnichannel, Gestão de Projetos, Sales, Marketing, IT Process e ERP.
Atuo há mais de 20 anos com gestão de TI e projetos em grandes empresas da área de varejo, e desde 2017 com inovação e startups.

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