.

Publicado em 23 de Julho de 2020

Compartilhar:

Criando uma aplicação de monitoramento cardíaco com IoT, IA e Realidade Aumentada - Por Rodrigo de Lima Oliveira

Atualmente há inúmeras possibilidades que temos com tecnologias como IoT, Inteligência Artificial e Realidade Aumentada que podem contribuir pra sociedade

Os benefícios que a tecnologia traz para área da saúde e medicina vem conquistando cada vez mais atenção de pesquisadores, profissionais da área, empreendedores e até mesmo das autoridades políticas. O cenário inesperado de pandemia mostrou o quanto precisamos acelerar e apoiar as iniciativas na área.


Em uma de minhas pesquisas, me deparei com dados alarmantes sobre o índice de morte por doenças cardíacas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 17,5 milhões de pessoas morrem vítimas de doenças cardiovasculares a cada ano. No Brasil, a média anual chega a 350 mil, o que corresponde a uma vida perdida a cada 40 segundos.


Pensando nisso, iniciei uma busca de soluções a partir da Inteligência Artificial, com o intuito de auxiliar e evitar doenças cardíacas graves. Encontrei muita tecnologia de ponta que se propõe a mitigar esse problema de saúde, além de muitas e muitas pesquisas que se debruçam sobre o assunto.




Mas, por que não aproveitar o conhecimento que adquiri em três grandes áreas da tecnologia (IoT - Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Realidade Aumentada) e construir um

sistema inteligente capaz de coletar sinais ECG em tempo real e fornecer um diagnóstico precoce de arritmia cardíaca?


De acordo com o relatório da Grand View Research, a IoT no setor de saúde deve atingir U$409,9 bilhões até 2022.


O mundo vive de ideias, sejam novas ou não, se o objetivo é ajudar pessoas, vale a pena!


Então usando IoT, um sensor de pulso para coletar os sinais ECG e aplicação de técnicas de aprendizado de máquina foi possível analisar todos esses dados e identificar arritmia cardíaca com um certo grau de precisão. O foco deste projeto foi analisar a onda QRS do sinal de ECG e interpretar se é um sinal normal ou há alguma anormalidade. Uma arritmia cardíaca é um problema com a frequência ou ritmo dos batimentos cardíacos.


Atualmente, a análise do ECG é amplamente utilizada para o diagnóstico de muitas doenças cardíacas. Além disso, a análise automatizada desses sinais biomédicos registrados auxilia os médicos em seu trabalho diário e permite o desenvolvimento de sistemas de alerta.


Pensando nisso, adicionei ao projeto um modo de visualização em tempo real através de Realidade Aumentada, possibilitando observar a frequência cardíaca da pessoa junto com um sinal de alerta.



Esta aplicação permite o monitoramento contínuo de sinais biomédicos e não ficará restrito apenas ao ambiente hospitalar ou doméstico, com a ajuda da Internet, podemos acompanhar esses dados online, pela Internet, a qualquer momento e de qualquer lugar.


Como reflexão, quero mostrar neste artigo, as inúmeras possibilidades que temos

atualmente com tecnologias como IoT, Inteligência Artificial e Realidade Aumentada, potencializando ainda mais se as unirmos. Esta aplicação eu desenvolvi em minha

casa, em aproximadamente 3 meses, nos tempos livres e em condições bastante limitadas. Usando muito mais a criatividade e o anseio de encontrar soluções do que tecnologias complexas e acessórios caríssimos. Agora, imagine uma empresa trabalhando em soluções desse tipo? Certamente o maior beneficiário será a nossa sociedade.


Também trago a preocupação com o nível das nossas escolas, especialmente públicas. Para deixarmos um legado de avanço tecnológico, precisamos muito mais de boa vontade do que necessariamente altíssimos investimentos.


Encorajo vocês a continuarem na busca de conhecimento, este sim, juntamente com a criatividade e boa vontade, fará diferença nesta e nas próximas gerações.



943 leituras 360 Curtidas

Sobre o Autor

Andressa Del Rey
I am to AI connected

Andressa Del Rey

Co-Founder I2AI

Sócia-fundadora da I2AI – International Association of Artificial Intelligence, hoje atuo como Head de estratégia e marketing do grupo. Acumulo mais de 24 anos de experiência profissional, tendo trabalhado em diversos setores econômicos como varejo, financeiro, industrial e serviços. Sempre com foco no cliente e olhar empreendedor, convergindo minhas habilidades humanas e comunicativas, com as de lógica e analítica para buscar resultados de sucesso.

Já liderei muitas equipes multi-diciplinares e tenho a habilidade de potencializar os talentos para a construção coletiva. Reuno experiência em processos, planejamento estratégico, inteligência de mercado, marketing estratégico, produtos e canais de venda e compras e negociação, o que me permite olhar o negócio como um todo e encontrar as melhores soluções que beneficie a cadeia.

Leia Também

O Efeito Baunilha

O Efeito Baunilha

O desafio do uso em larga escala de Inteligência Artificial Generativa

943 leituras 360 Curtidas
Compartilhar:
Café com o Presidente
Próximo Evento
25 de Abril de 2024

Café com o Presidente

Uma conversa com o Presidente da I2AI - Onédio S. Seabra Júnior - para falarmos sobre os temas mais quentes de Transformação Digital e Inteligência Artificial, num bate-papo informal com